Saúde na SEAP - Controle de Praga e Vetores

Você está no site de Visitantes da SEAP do Estado do Rio de Janeiro.

Visitante SEAP Inicio do Conteúdo » Saúde na SEAP

Controle de Praga e Vetores

Criado em 1997, o Controle de Pragas e Vetores é fundamental para a saúde tanto dos funcionários, quanto dos internos, pois atende às exigências de um ambiente limpo e saudável que estão na base de qualquer expectativa de desenvolvimento e bem estar, na medida em que previnem tanto as doenças transmitidas diretamente pelos vetores, quanto aos danos por eles causados.

O Controle de Pragas e Vetores (roedores, insetos rasteiros e voadores e caramujos) tem como objetivo a avaliação e levantamento das necessidades, definindo os procedimentos que devem ser implementados.

Além de atuarem como vetores dos agentes causadores de enfermidades, os roedores e insetos também são reportados como vetores mecânicos (transportadores) de diversos outros agentes sejam eles bacterianos, fúngicos, virais, protozoários ou helmintos.
Serviços realizados em todas as Unidades Prisionais e Hospitalares da SEAP:

  • Desratização
  • Desinsetização
  • Combate ao Aedes Aegypti – mosquito responsável pela trans missão de doença como a dengue e a Febre Amarela
  • Treinamento – relacionada a controle de vetores de doenças. Segurança no trabalho, organização e manutenção de equipamentos

É estabelecido periodicidade conforme a intervenção utilizada pelo Controle de Pragas e Vetores, dependendo do nível de infestação de cada Unidade Prisional. O Controle de Pragas e Vetores realiza Combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela, e outros Insetos causadores de doenças, nas Unidades Prisionais, Hospitalares e Administrativos desta Secretaria, dentro de uma programação com retorno de no máximo 45 dias, para realização dos serviços de desratização e desinsetização. Na prevenção da Dengue, as visitas do Controle de Pragas e Vetores são realizadas de 15 em 15 dias. Com a chegada do verão as ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são intensificadas, a fim de que possamos manter o índice de infestação do vetor o mais baixo possível.

Foto do Controle de Praga e Vetores
Foto do Controle de Praga e Vetores
Foto do Controle de Praga e Vetores
Foto do Controle de Praga e Vetores