Projeto Vida

Você está no site de Visitantes da SEAP do Estado do Rio de Janeiro.

Visitante SEAP Inicio do Conteúdo » Projeto Vida

Projeto Vida

Iniciado há 18 anos pela Coordenação de Psicologia da SEAP na SEAP-EB, o Projeto Vida é atualmente desenvolvido em 14 unidades prisionais: 7 unidades de regime fechado (SEAP-EB; SEAP-LB; SEAP-VP; SEAP-AT; SEAP-SR; SEAP-JL; SEAP-TB), 5 unidades de regime semiaberto (SEAP-BM; SEAP-PC; SEAP-EC; SEAP- IS; SEAP-OS), 1 Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (SEAP-HR) e no Patronato Magarino Torres.

Foto do Projeto Vida
Foto do Projeto Vida

Nas unidades fechadas acontece o Curso de Saúde e Cidadania que alterna palestras e oficinas, ministradas por profissionais da SEAP, com o objetivo de propiciar espaços de reflexão sobre os seguintes temas:

  • Meio Ambiente e Vida: Educação Socioambiental
  • Resiliência: Resistência e Superação
  • Convivência Familiar: Novas Configurações Familiares
  • Diversidades e gênero
  • Relacionamento Interpessoal, Mediação de Conflitos e facilitação de diálogos Sexualidade Humana: Direitos sexuais e reprodutivos
  • Respirando Saúde: As Prisões Livres da Tuberculose
  • Korfebol: O Esporte da Cidadania e da Cultura de Paz
  • Autonomia: Diga Não as Dependências
  • Cidadania, Direitos Humanos, Diversidade e Cultura de Paz: Um Direito de Todos

Após a formatura no curso, os internos passam a atuar como monitores na própria unidade, participando da articulação de ações que visem à melhora da saúde e qualidade de vida dos mesmos.

Nas unidades semiabertas, como o foco do projeto Vida é pensar no retorno à sociedade, são trabalhados temas referentes à capacitação, profissionalização, empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho, dentre outros.

A inserção do Patronato Magarino Torres no Projeto Vida tem como objetivo dar maior suporte aos egressos e fortalecer a rede de apoio através da parceria com várias instituições (Afroreggae; CISC – Uma chance; Banco da Providência; A história que eu conto; Alcoólicos Anônimos; Narcóticos Anônimos; MADA (Mulheres que amam Demais Anônimas); SUDIM (Superintendência de Direitos da Mulher); Instituto Anjos da Liberdade; Cooper Liberdade; Instituto Nelson Mandela; dentre outras) na articulação da rede extramuros:

No ano de 2012 o projeto Vida formou 211 internos nas unidades de regime fechado e semiaberto feminino e masculino e realizou mais de 104 palestras e oficinas.

A estruturação do Projeto Vida nesse formato pretende criar um fluxo de acompanhamento dos internos desde a entrada na unidade, passando pela unidade fechada, semiaberta e no Patronato. Assim, temos os seguintes fluxos:

Fluxo
SEAP Teatro

No ano de 2013 o Projeto Vida formou 300 internos nas unidades de regime fechado e semiaberto feminino e masculino e realizou 110 palestras e oficinas. No início do ano de 2014, foi realizado no Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, o I Concurso de Artes do Projeto Vida. Trabalhos de música, desenho e poesia foram contemplados com premiações diversas oferecidas pela SEAP.

Foto do Projeto Vida
Foto do Projeto Vida
Foto do Projeto Vida

Em março serão iniciadas as atividades do Projeto nas unidades fechadas e em abril nas unidades semiabertas, caso haja interesse em participar do Projeto, informe-se com o Psicólogo das unidades acima mencionadas.