Seap realiza ação social para regularização de Documentação Civil

O evento ocorreu na Penitenciária Alfredo Tranjan

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com o Departamento de Trânsito do Rio Janeiro (DETRAN) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen) realizou nesta sexta-feira, 12 de dezembro, a primeira ação social para regularização da documentação civil, na Penitenciária Alfredo Tranjan, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

A ação social tem como objetivo a erradicação do registro da população carcerária do sistema penitenciário. Com o apoio do Detran e da Arpen-RJ e seus equipamentos móveis, foram entregues 136 certidões de nascimento, 75 cópias de certidões de nascimento e 55 carteiras de identidade, além de 60 atendimentos para a segunda via de certidão de nascimento.

A Coordenadora de Serviço Social, Jane Solano agradeceu ao Detran e a Arpen pelo auxílio e pela parceira com a Seap e frisou que a oportunidade concedida aos internos estarão ao alcance de suas mãos. "Estes documentos são imprescindíveis para a realização de qualquer serviço público. E para isto, os documentos ficarão guardados em seus prontuários. Assim que receberem o alvará de soltura, vocês estarão em posse deles para darem mais um passo na ressocialização", declarou.

Para a Chefe de Serviço de Orientação Técnica do Detran, Tâmara Martins Vaz, adquirir essa documentação é ganhar um espaço na sociedade. "Quando não se tem documentos, as pessoas acabam ficando invisíveis na sociedade. E hoje é uma conquista de diretos que vocês não tinham anteriormente", disse.

O Secretário Geral da Arpen, Luiz Fernando E. Mestriner parabenizou a Seap pela iniciativa do projeto e dimensionou a importância dessa conquista. "Talvez, vocês não tenham a dimensão desse papel que têm na mão. Mas, ele representa a cidadania. E é isso que trará a ressocialização e ajudará a buscar uma vida melhor junto à família de vocês", afirmou.

O Subsecretário Adjunto de Administração e Gestão Estratégica, Cel. Rodolpho Lyrio agradeceu o esforço e a parceria do Governo do Estado para realização do projeto e saudou os detentos por essa conquista do direito civil. "Não há diferença entre pessoas se elas não estiveram individualizadas pela constituição civil e agora com a confecção dessa documentação, vocês fazem parte dela", finalizou.

12/12/2014 - 17:49h - Atualizado em 12/12/2014 - 17:50h » Flávia Môndego