Seap inaugura novo Centro de Atendimento à Família e ao Egresso

O novo espaço fica localizado no Centro do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Estaleiro Mac Laren Oil, realizou na manhã desta quinta-feira, 04 de dezembro, a cerimônia de inauguração do Centro de Atendimento à Família e ao Egresso Williiam Herbert Mac Laren, no Centro do Rio. O evento promoveu, ainda, a formatura do curso de soldador das internas do Instituto Penal Oscar Stevenson.

O novo e reformado espaço retorna ao local onde se encontrava o primeiro patronato do país, criado em 12 de maio de 1966. Após a desativação do Complexo Penitenciário Frei Caneca e o abandono do local, a Seap buscou a recuperação do patrimônio devido ao seu valor histórico, com o intuito de melhorar o atendimento aos egressos e de seus familiares.

O Núcleo de Atendimento à Família tem a estimativa de realizar aproximadamente 400 atendimentos e credenciamentos por dia, realizando triagens documentais, orientando e esclarecendo os processos de credenciamento, entrega de carteira de visitantes, entre outros serviços. Além disso, uma equipe do Serviço Social irá oferecer para os visitantes, palestras e informativos sobre os direitos e deveres pertinentes á visitação dos presos, recursos institucionais, prevenções de doenças sexualmente transmissíveis, benefícios sociais, etc.

Já o Curso de Solda, que foi implementado em 2008, já beneficiou mais de 90 alunas, com as aulas teóricas e as aulas práticas. A interna Regilane Silva de Souza agradeceu a oportunidade. ‘’Em nome de todas as internas que se formaram hoje, digo que fico muito feliz de ser reintegrada ao convívio social e por acreditarem que podemos fazer diferente do que fizemos no passado e, assim, mudarmos nossas histórias”, comentou.

O Subsecretário Adjunto de Tratamento Penitenciário, Márcio da Silva Rosa, ressaltou a importância do Patronato Magarinos Torres e mais uma conquista da Seap. ‘’A Secretaria investe sem medir esforços para que o atendimento da família dos egressos seja com o máximo de dignidade, pois os valorizando desta forma, refletirá no bom comportamento dos internos’’, disse.

O Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Cel. PM Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, enfatizou o compromisso e responsabilidade dos que compõem a instituição. ‘’A inauguração do núcleo é fruto de muito trabalho, e o reconhecimento é o principal motivo para continuarmos a exercer um papel importantíssimo de ressocialização dos internos. Estou muito feliz por mais esse avanço da Secretaria, proporcionando conforto e melhor atendimento a todos”, finalizou.

04/12/2014 - 17:54h - Atualizado em 04/12/2014 - 18:40h » Thaísa Ximenes