Notícias da SEAP

Você está no site de Visitantes da SEAP do Estado do Rio de Janeiro.

Visitante SEAP Inicio do Conteúdo » Notícias

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária anuncia parceria com a Fundação Xuxa Meneghel

O Projeto Entrelaços será implantado na Unidade Materno Infantil e na Penitenciária Talavera Bruce

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Fundação Xuxa Meneghel, realizou na tarde do dia 10 de setembro, na sede da Fundação, em Pedra de Guaratiba (RJ), o lançamento da parceria que visa replicar a metodologia do Projeto Entrelaços na Unidade Materno Infantil e Penitenciária Talavera Bruce, ambas localizadas no Complexo Penitenciário Gericinó, em Bangu.

O Projeto Entrelaços é voltado para pais, mães e responsáveis de 13 a 29 anos com bebês de até um ano e meio. Ele atua na construção e fortalecimento dos vínculos afetivos primários e a inter-relação da criança e seu cuidador direto. Esse público inclui a mãe gestante com o objetivo de promover a saúde integral e prevenir a violência desde a vida intraututerina.

A parceria visa levar essa experiência a mães internas da Unidade Materno Infantil (UMI) e seus bebês e gestantes encarceradas da Penitenciária Taravela Bruce (TB). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso aos direitos maternos e infantis, promover ações de prevenção à violência contra criança e adolescente e disseminar a importância do cuidado na Primeira Infância entre o público envolvido.

A coordenadora de Redes e Campanhas da Fundação Xuxa Meneghel, Ana Paula Rodrigues, expressou a alegria de poder concretizar essa parceria com a Seap. “Vamos replicar essa metodologia do Entrelaços no projeto piloto que será realizado na UMI. A nossa intenção é que ele possa beneficiar, criar possibilidades para as mulheres que estão presas e que tem seus bebês privadas da liberdade”, explicou.

A diretora da Divisão de Planejamento e Intercâmbio Setorial da Seap, Elizabeth Rodrigues Félix, falou sobre a importância dessa parceria. “O projeto será muito bem recebido e trará frutos muito bons para todos nós. A Fundação agora faz parte do mundo da Seap”, disse.

O subsecretário Adjunto de Tratamento Penitenciário, Márcio da Silva Rosa, agradeceu a parceria com a Fundação. “O Projeto Entrelaços é de extrema importância para a Secretaria, pois ele irá mudar a vida dessas crianças que nascem e ficam durante um período de seis meses no sistema prisional. Muito obrigada a todos que fizeram essa parceria acontecer”, falou.

A presidente da Fundação, Maria da Graça Xuxa Meneghel, falou sobre a inserção do projeto dentro da unidade prisional. “Essas crianças que nascem lá dentro não tem culpa do que a mãe fez. A criança não pede para vir ao mundo e, por isso, precisamos dar condições a elas. O Entrelaços vai alcançar esse objetivo, pois o que elas irão aprender será levado para o mundo”, finalizou.

28/10/2014 - 14:01h - Atualizado em 28/10/2014 - 14:09h » Vanessa Oliveira e Thaís Bahia