Notícias da SEAP

Você está no site de Visitantes da SEAP do Estado do Rio de Janeiro.

Visitante SEAP Inicio do Conteúdo » Notícias

Seap em parceria com o Depen realiza palestra sobre Aleitamento Materno para Mulheres Privadas de Liberdade

O evento ocorreu na Unidade Materno Infantil

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) realizou, na manhã desta segunda-feira (10/11), a palestra sobre Aleitamento Saudável, na Unidade Materna Infantil (UMI). O evento contou com a participação de 15 detentas da UMI com seus bebês e 29 gestantes da Penitenciária Talavera Bruce, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

O Projeto Aleitamento Saudável em Unidades Prisionais Femininas foi desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ministério da Saúde (MS) e o apoio da Embaixadora da Rede de Bancos de Leite Humano no Brasil (BLH), a atriz da Tv Globo, Maria Paula.

O objetivo da palestra é orientar as mulheres que se encontram em privação de liberdade com seus bebes ou gestantes, sobre a importância do aleitamento saudável, higienização, cuidados com os bebês, convivência familiar edesenvolvimento infantil. O Projeto também contou o apoio da Fundação Itaú Social, a qual levou às presas, informações sobre a importância da leitura para as crianças.

A palestra foi ministrada pelo Depen/MJ, Fundação Itaú Social e Maria Paula, que, honrada em fazer parte do projeto, ressaltou a importância do vinculo afetivo para o desenvolvimento emocional do bebê. “Não interessa onde você está, seja num palácio ou na prisão, essa relação de mãe e filho é sua. Os primeiros meses de vida são determinantes na vida de uma pessoa. Quando o bebê é recebido pela mãe com amor e é acolhido devidamente com todo carinho e atenção, ele desenvolve muito melhor, tanto físico como intelectual e emocionalmente”, disse. O Projeto sobre o aleitamento será realizado, inicialmente, em 7 unidades prisionais femininas em todo o país.

Segundo Gisele Peres, Coordenadora do Projeto Efetivação dos Direitos das Mulheres no Sistema Penal, do Depen, presente Projeto integra a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, instituída pela Portaria MJ/SPM nº 210/14, a qual objetiva aprimorar o sistema penal feminino, protegendo os direitos das mulher presas, egressas e seus filhos. Esse Projeto objetiva conscientizar a população carcerária feminina sobre a importância do aleitamento nos primeiros meses de vida da criança. “Esse é um momento de realização, pois podemos contribuir efetivamente para os avanços na questão prisionais femininas do estado do Rio de Janeiro. Tenho certeza que o Estado está comprometido com a questão.”

A diretora da Unidade Materna Infantil (UMI), Ana Christina Faulhaber, destacou a importância do evento. “É importante para estimular e conscientizar as mães presas sobre a amamentação. Com o leite materno, o bebê terá menos chances de desenvolver inúmeras doenças”, concluiu.

10/11/2014 - 16:14h - Atualizado em 10/11/2014 - 16:36h » Mário Ferreira